MACEIÓ – Maceió intensifica busca ativa para diagnóstico e tratamento de tuberculose com ações na rede de saúde pública

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió deu início, nesta quinta-feira (16), a uma importante operação de busca ativa voltada para o diagnóstico de tuberculose. A ação teve seu pontapé na Unidade de Saúde da Família Sérgio Quintela, situada no bairro Santa Lúcia. Com o objetivo claro de identificar casos suspeitos, a iniciativa busca motivar o máximo de pessoas a buscar o tratamento adequado, além de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce.

Com uma estratégia voltada para a ampliação dos serviços de diagnóstico e tratamento da doença, que já ocorre na Atenção Primária à Saúde, a Secretaria pretende agora estender suas ações a outras unidades, além do já consagrado 2º Centro de Saúde no Poço, conhecido como referência na área. A diretora de Atenção de Saúde do município destaca que a ação integra o projeto global Start 4All, apoiado pela Unitaid, cuja meta é aprimorar as técnicas de triagem em tuberculose.

No primeiro dia de operação, foram avaliados 22 indivíduos na USF Sérgio Quintela, incluindo aqueles que procuraram o serviço espontaneamente. O próximo passo da campanha está agendado: no dia 21 de janeiro, será a vez da UBS José Guedes de Farias, na Santa Amélia, reforçar suas atividades. Esta ação será seguida por atividades na URS IB Gatto Falcão, no Tabuleiro do Martins, agendadas para o dia 28 de janeiro, com atendimentos entre 8h e 14h.

A ação é aberta a qualquer pessoa maior de 18 anos que apresente sintomas sugestivos, como tosse seca persistente, febre ou sudorese noturna, mediante apresentação de documentos pessoais e cartão SUS. A expectativa é que a população abrace essa oportunidade para cuidar da saúde e prevenir possíveis complicações da tuberculose.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo