MACEIÓ – Maceió intensifica atendimento dermatológico gratuito durante campanha Dezembro Laranja de prevenção ao câncer de pele

Com o intuito de alertar a população sobre a prevenção do câncer de pele e os perigos da exposição solar excessiva, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está ampliando a oferta de consultas dermatológicas nas unidades de saúde de Maceió. Esta ação, coordenada pela Coordenação Geral de Atenção Especializada da SMS, integra a campanha “Dezembro Laranja”, que visa conscientizar a sociedade sobre os cuidados necessários para evitar essa doença.

Nesta quarta-feira (18), a partir das 13h, a Unidade de Referência em Saúde (URS) Dr. Antônio de Pádua, localizada no bairro de Petrópolis, será palco de uma importante iniciativa. Nesta data, os moradores terão à disposição um conjunto de serviços voltados para a saúde cutânea, incluindo atendimento médico especializado, palestras informativas na sala de espera, além de suporte psicológico e consultas dermatológicas.

Para participar das consultas, é necessário que os interessados compareçam à unidade previamente e apresentem um documento de identificação, além do cartão SUS, para efetuar o agendamento. É importante ressaltar que a prioridade será dada a usuários que observarem sinais de alerta, como manchas ou sinais que tenham aumentado de tamanho, mudado de cor ou que apresentem dificuldade de cicatrização.

O mês de dezembro marca o início do verão no Brasil, época caracterizada pela intensificação do sol e das altas temperaturas. Neste contexto, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), juntamente com outras entidades de saúde, promove ações educativas por meio do “Dezembro Laranja”. A campanha visa informar sobre o câncer de pele, que é o resultado de um crescimento celular anormal e desordenado. Dependendo da camada da pele afetada, diferentes tipos de câncer podem ser diagnosticados, sendo os carcinomas basocelulares e espinocelulares os mais comuns. O melanoma, apesar de mais raro, é notoriamente mais agressivo e letal, exigindo atenção especial da população para os sinais iniciais da doença.

Sair da versão mobile