As Unidades de Saúde de Maceió estão equipadas com profissionais altamente qualificados, que organizam grupos de promoção à saúde. Estes grupos participam de oficinas, dinâmicas e palestras, com o objetivo de ampliar o conhecimento da comunidade acerca da hipertensão. Para os cidadãos que convivem com hipertensão, a rede oferece uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, e nutricionistas, entre outros especialistas. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, voltados para aqueles com risco baixo ou moderado.
Para pacientes que enfrentam altos riscos de complicações, o município disponibiliza o Centro de Referência em Doenças Crônicas – Diabetes, Obesidade e Hipertensão (CDOHC), localizado no Pam Salgadinho. A unidade é equipada com uma equipe multiprofissional de angiologistas, cardiologistas, endocrinologistas, nutrólogos, nutricionistas, assistentes sociais e educadores físicos, garantindo um atendimento especializado. O encaminhamento para esse serviço é feito através das unidades de saúde que já acompanham o paciente.
Camila Moura, responsável pela Atenção às Doenças Crônicas em Maceió, explica que a missão do CEDOCH é aprimorar ainda mais o atendimento oferecido na Atenção Primária. A prevenção secundária é uma prioridade, para impedir a progressão para complicações graves.
Além disso, o município incentiva a prática de atividades físicas como meio de promover bem-estar e hábitos saudáveis. Os Núcleos de Atividades Físicas estão espalhados por diversos bairros, oferecendo à população acesso gratuito a exercícios físicos supervisionados por profissionais qualificados. Essas iniciativas reforçam o compromisso de Maceió com a promoção da saúde e bem-estar de seus cidadãos.