A Estrutura Integrada de Indicadores Estratégicos busca impulsionar a modernização dos processos internos e fortalecer a governança urbana. Com métricas claras, aplicáveis a todas as áreas do Instituto, a ferramenta tem o objetivo de analisar o desempenho operacional dos projetos, o impacto urbano e social das ações, bem como a qualidade técnica e a satisfação dos usuários. Além disso, abrange também a inovação e a melhoria contínua dos processos internos, bem como a transparência e integração entre as diretorias e a sociedade.
O secretário-presidente do Iplam, Antonio Carvalho, observa que o documento representa um novo patamar de gestão no planejamento urbano de Maceió. “É um avanço que moderniza a gestão pública e aumenta a transparência, resultando em uma transformação de informações em resultados concretos para a cidade”, afirmou Carvalho.
Italo Brasil, Coordenador Geral de Análise de Dados e Modelagem Urbana, ressalta que a ferramenta marca um avanço na cultura de gestão orientada por dados, elevando o padrão de qualidade das políticas urbanas de Maceió.
O documento, com sua gama de indicadores específicos, permite um monitoramento abrangente das áreas como planejamento territorial e licenciamento, fortalecendo a cultura de dados em todos os setores do Instituto. A iniciativa também visa a integração com outras secretarias municipais, monitorando metas do Plano Diretor e avançando em serviços digitais.
A expectativa é que a ferramenta traga maior clareza sobre o que medir, fortalecimento da inovação pública e ampliação da transparência, beneficiando, assim, toda a população de Maceió.
