MACEIÓ – Maceió Inicia Projeto de Formação Contínua para Professores com Foco em Metodologias Ativas e Integração Interdisciplinar

Nesta terça-feira, 12 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió uniu forças com a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa em Alagoas, ligada à Universidade Federal de Alagoas, para lançar o projeto piloto intitulado “Pedagogia do Cotidiano”. Este novo programa de formação continuada é voltado para professores dos anos finais da rede pública de ensino da capital alagoana.

O programa tem como foco a realização de uma série de laboratórios interdisciplinares ao longo de três dias, entre 12 e 14 de novembro. Ao todo, 178 professores distribuídos em seis escolas municipais estarão participando desses laboratórios. A proposta é oferecer uma imersão inovadora na prática docente, utilizando metodologias ativas para enriquecer a experiência educativa. As atividades estão sendo realizadas em dois turnos, utilizando as instalações do Instituto de Matemática da UFAL e das escolas municipais Luiz Pedro I, Jaime Amorim e Padre Pinho.

O principal objetivo desses laboratórios é proporcionar aos educadores uma profunda abordagem das problemáticas enfrentadas nas relações escolares, no planejamento pedagógico e na avaliação, além de como essas práticas impactam no acolhimento e desenvolvimento dos alunos. A ideia é explorar diferentes formas de ensinar, aprender, proteger e criar um ambiente de convivência que seja acolhedor.

Maria Vilma, subsecretária de Gestão Pedagógica da SEMED, destacou o impacto positivo que a iniciativa pode ter no ambiente escolar. Segundo ela, os docentes retornarão às salas de aula com novas orientações e referências valiosas sobre práticas metodológicas interdisciplinares, focadas em pesquisa e ciência, com a finalidade de gerar conhecimentos significativos que possam ser aplicados no cotidiano escolar.

Os laboratórios estão sendo ministrados por docentes do Sistema Integrado de Ensino e Pesquisa em Tecnologias Educacionais (SINPETE), da UFAL. A proposta pedagógica abrange o desenvolvimento do pensamento crítico, o uso ético das tecnologias, inclusão e sustentabilidade, garantindo um processo de ensino-aprendizagem inovador e alinhado às realidades sociais e tecnológicas atuais.

Rita Hipólito, consultora da SEMED e coordenadora do projeto, explicou que essa nova abordagem de formação surgiu após a Jornada Pedagógica de março do mesmo ano, quando o primeiro laboratório pedagógico foi amplamente aceito pelos professores. “Nosso objetivo é centralizar a escola e o aluno na formação continuada, ouvindo as necessidades dos professores e buscando maneiras de tornar as aulas mais dinâmicas e humanizadas”, afirmou.

Por sua vez, Sônia Márcia, professora de Geografia, expressou a importância desta capacitação para a sua prática docente. “É um momento gratificante que traz inovação para minha metodologia de ensino, tornando as aulas mais ativas e práticas”, destacou. Vera Pontes, coordenadora do programa SINPETE, reforçou a importância da parceria entre a UFAL e a SEMED, destacando que o projeto visa estimular o protagonismo do aluno através do letramento científico e da criatividade.

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