Os trabalhos da Ilumina incluem a instalação de mais de quatro mil metros de cabos subterrâneos de alumínio classe 2, com dupla isolação. Este tipo de cabeamento é escolhido por sua resistência mecânica e elétrica superior, além de oferecer uma proteção eficaz contra ações externas e furtos, graças ao seu baixo valor comercial. A expectativa é que esta solução proporcione maior durabilidade e confiabilidade ao sistema de iluminação local.
Gutenberg de Melo, presidente da Ilumina Maceió, destacou a relevância das obras. “Estamos adotando uma solução definitiva para um problema histórico da região. A Orla Lagunar tem recebido atenção especial da gestão municipal, garantindo uma iluminação mais estável e segura, além de melhorias estéticas a este espaço público de beleza natural significativa”, declarou Melo.
Anteriormente, a Avenida Senador Rui Palmeira contava com cabos de cobre, os quais foram alvo de alterações devido a frequentes furtos e danos causados durante operações de manutenção com retroescavadeiras. Para contornar a situação, uma rede aérea com cabos de alumínio foi instalada, mas apresentou falhas devido ao contato com a vegetação.
Com o processo de reurbanização promovido pela atual administração, que incluiu novas moradias, áreas de lazer e um centro pesqueiro, foi possível retomar a instalação da rede subterrânea. Essa iniciativa não apenas promete melhorar a eficiência do sistema, mas beneficia diretamente moradores e motoristas que circulam por esta importante via de acesso ao centro da capital alagoana.