MACEIÓ – Maceió Inicia Circuito Junino nas Escolas para Valorizar Tradições Culturais e Fortalecer Identidade Estudantil



A Secretaria de Educação de Maceió anunciou o início do aguardado Circuito Junino, a partir desta quinta-feira (12). Com coordenação conjunta de Programas e Projetos Pedagógicos e da Coordenação Técnica de Arte e Cultura, a iniciativa busca preservar e celebrar as tradições juninas nas escolas municipais da cidade.

O principal objetivo do Circuito é oferecer aos alunos e à comunidade escolar a oportunidade de se conectar com as expressões culturais típicas desse período festivo, contribuindo para a formação cidadã e o fortalecimento da identidade cultural dos estudantes. As atividades destacam a importância da cultura popular no desenvolvimento social e pessoal.

O Circuito Junino tem início com um evento marcado para a noite de 12 de junho, com apresentações de estudantes da Escola Maria José Carrascosa e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), além de participantes da Educação Inclusiva, atendidos pela Associação Pestalozzi. Entre as atrações, esperam-se danças como quadrilha, coco de roda, carimbó, dança da saia e dança das peneiras, trazendo alegria e cor às comemorações.

Além do envolvimento das escolas públicas municipais, o evento conta com a participação de instituições conveniadas, como a Associação Pestalozzi, ampliando o engajamento da comunidade. A diversidade cultural será explorada através de apresentações em diversas escolas e Centros de Educação Infantil (Cmei) de Maceió.

A programação do Circuito é ampla e ocorre em vários pontos da cidade. No dia 12 de junho, às 18h30, as atividades acontecem na Pestalozzi e na Escola Maria José Carrascosa, no Parque do Centenário. Nos dias seguintes, o evento visitará outros locais, incluindo a Escola Lenilton Alves, o Cmei Padre Silvestre Vredegoor e a Escola Sérgio Luiz Pessoa Braga, entre outros. O calendário se estende até o dia 18 de junho, contemplando inúmeras unidades escolares, garantindo assim um mês repleto de celebrações tradicionais.

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