MACEIÓ – Maceió Inicia Campanha Dezembro Vermelho com Testes Rápidos e Palestras para Conscientização sobre HIV e ISTs

A cidade de Maceió lança, a partir desta sexta-feira, uma série de iniciativas no âmbito da já tradicional campanha do Dezembro Vermelho, que visa aumentar a conscientização sobre o HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A abertura das atividades acontece no movimentado calçadão do Comércio, onde a população poderá realizar testes rápidos e receber orientações educativas e preventivas. Trata-se de uma importante atuação da Secretaria de Saúde (SMS), com o objetivo de ampliar o alcance das informações e reforçar a importância dos cuidados com a saúde sexual ao longo do mês.

No dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, a SMS realizará o chamado Dia D, caracterizado por um esforço concentrado para aumentar o acesso à testagem rápida. As atividades ocorrerão em dois horários e locais distintos: das 9h às 13h na Rua Fechada, situada na Orla de Ponta Verde, e das 14h às 18h no Maceió Shopping. Além das testagens, no dia 2 de dezembro, a programação contará com um webinário focado em Prevenção Combinada e Vigilância, das 9h às 11h, iniciando uma série de palestras e atividades educativas planejadas ao longo do mês.

De acordo com a enfermeira Dayana Tenório, responsável pela Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das ISTs da SMS, a iniciativa não se limita apenas aos exames, mas busca, sobretudo, aumentar a conscientização da população sobre os diversos métodos de prevenção disponíveis, bem como os serviços oferecidos pela rede pública de saúde. “Buscamos, com esta programação intensa, alcançar públicos diversificados em locais estratégicos”, aponta Tenório, destacando o compromisso da secretaria em promover a saúde e o bem-estar da comunidade de Maceió.

Todas as Unidades Básicas de Saúde oferecem testagem rápida para as ISTs, permitindo um acesso mais facilitado pelos cidadãos. A campanha do Dezembro Vermelho se reafirma, assim, como um marco anual no combate ao HIV/Aids, destacando a importância de um diagnóstico precoce e um tratamento adequado, em uma abordagem que prioriza a saúde integral da população.

As ações previstas incluem ainda testagens em diversos pontos da cidade, palestras educativas em escolas e outras instituições, além de encontros temáticos voltados para pessoas que vivem com HIV/Aids. A programação completa para o mês de dezembro reflete o comprometimento da Secretaria de Saúde com a promoção da informação, prevenção e acesso a tratamentos, compondo uma frente ampla de combate às ISTs na capital alagoana.

Sair da versão mobile