MACEIÓ – “Maceió inaugura primeiro posto de coleta de leite materno para prematuros, beneficiando bebês com nutrientes essenciais para seu desenvolvimento.”

A importância do leite materno como alimento essencial para o desenvolvimento da criança tem sido ressaltada ao longo dos anos. Além de fornecer os nutrientes necessários para o crescimento saudável dos bebês, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho. No entanto, nem todas as mulheres conseguem amamentar seus filhos, seja por questões de saúde ou pela prematuridade do bebê, o que pode colocá-los em risco devido à falta de anticorpos protetores.

Para atender a essa demanda e garantir o acesso ao leite materno para recém-nascidos, em especial os prematuros, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu um passo importante ao inaugurar o primeiro posto de coleta de leite humano em agosto de 2022, em Maceió. Essa iniciativa visa mobilizar as mulheres para a doação desse alimento tão valioso, que é distribuído para os bebês que mais necessitam.

Desde a sua implementação, o posto de coleta já conseguiu arrecadar mais de 170 mil litros de leite humano, graças à colaboração de mulheres cadastradas no sistema de doação da Unidade de Referência em Saúde (URS) Hamilton Falcão. A coleta é realizada mensalmente, com uma média de 12 litros doados por 12 mulheres, que recebem todo o suporte e orientações necessárias para a doação.

Segundo Valdênia Nogueira, enfermeira responsável pelo posto de coleta da URS Hamilton Falcão, o leite materno coletado é processado e distribuído no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, onde é utilizado para alimentar os recém-nascidos prematuros e com risco de saúde. A quantidade de leite recebida por cada criança é determinada com base em suas necessidades específicas, mas cada litro doado pode salvar até 10 vidas.

Para se tornar uma doadora, é necessário realizar exames de HIV, sífilis, hepatite B e C, além de garantir que não esteja fazendo uso de medicamentos como antibióticos. O cadastro das doadoras é feito no próprio posto de coleta, onde também são oferecidos testes rápidos, se necessário. A coordenadora técnica do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira, ressalta a importância da doação de leite materno e informa que em breve um segundo posto de coleta estará em funcionamento, a fim de ampliar a arrecadação e salvar mais vidas de crianças prematuras.

Em suma, a doação de leite materno é uma ação solidária e fundamental para garantir a saúde e o desenvolvimento adequado dos recém-nascidos. O engajamento das mães nesse processo é essencial para assegurar que todas as crianças tenham acesso a esse alimento tão valioso, contribuindo para a redução da mortalidade infantil e fortalecendo os laços de solidariedade e cuidado na sociedade.

Sair da versão mobile