A ministra da Cultura, Margareth Menezes, esteve presente na inauguração, ao lado de outras autoridades locais, como o vice-prefeito Rodrigo Cunha e o secretário de Educação, Luiz Rogério. O evento foi animado por apresentações culturais e esportivas, incluindo a quadrilha Amanhecer do Sertão e a equipe de ginástica rítmica da Escola Municipal Maria de Fátima Lyra. Os moradores também foram acolhidos, com oportunidades para conhecerem as instalações e esclarecerem dúvidas.
Karllinne Buarque, uma das moradoras do bairro, expressou sua satisfação com a nova instalação. “É um espaço essencial que não apenas auxiliará os jovens a crescer, mas também a florescer em áreas de interesse. Fiquei muito feliz e grata por essa iniciativa”, revelou.
As alunas Agatha Letícia e Leandra Vitória, também da Escola Maria de Fátima Lyra, compartilharam suas impressões positivas sobre o local. Elas destacaram o acolhimento dos professores e a variedade de atividades oferecidas, como oficinas de leitura e jogos de perguntas.
A coordenadora do Parque Biblioteca, Alcicleide Alexandre, enfatiza o objetivo de proporcionar acesso a uma formação integral, que vai além das disciplinas tradicionais, abrangendo aspectos emocionais e sociais.
O secretário de Educação e a subsecretária, Marina Toledo, enfatizaram que este projeto representa um avanço significativo para a educação em Maceió, especialmente para um dos maiores bairros da capital alagoana. Ao todo, 1.052 crianças serão atendidas de segunda a sexta-feira, e aos sábados, o espaço estará aberto para a comunidade.
O equipamento é fruto de uma colaboração entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Semed e da Secretaria de Economia Criativa, em parceria com o Ministério da Cultura. O Parque Biblioteca promete ser um local de desenvolvimento cultural, esportivo e educacional, oferecendo atividades em inglês e Libras, reforço escolar e incentivo à leitura e esportes como skate e música.