MACEIÓ – Maceió e Maragogi Unem Esforços para Expandir Acesso a Tratamentos de HIV e ISTs no Litoral Alagoano

Em um esforço contínuo para ampliar o acesso a serviços de saúde pública de qualidade, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu, recentemente, uma comitiva de profissionais de Maragogi, incluindo representantes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e da Vigilância Epidemiológica. O objetivo foi compartilhar o conhecimento e as práticas bem-sucedidas implementadas em Maceió no que se refere à profilaxia contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), visando à implantação desses serviços no município do litoral norte.

Durante a visita, a equipe de Maragogi, composta por autoridades de saúde, entre elas um médico epidemiologista e ex-secretário de Saúde do município, teve a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Bloco I do PAM Salgadinho. Sob a orientação do psicólogo Fábio Mota, foram apresentados os procedimentos desde o acolhimento para profilaxia pré e pós-exposição (PrEP e PEP), até a realização de testes rápidos e exames essenciais, além do seguimento e agendamento contínuo de consultas.

Um ponto alto da visita foi o contato direto com o Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM), explicado em detalhes pelo farmacêutico Hildebrando Júnior. Essa ferramenta é crucial para a organização e dispensação segura dos medicamentos, garantindo que as estratégias de profilaxia cheguem de maneira eficiente à população.

Fábio Mota enfatizou a importância da descentralização dos serviços de saúde, destacando a vantagem de implantar um Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em Maragogi. Essa iniciativa tem como meta facilitar o acesso ao tratamento, reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes até Maceió, promovendo, assim, um atendimento mais rápido e eficaz. A ação não só demonstra o compromisso da SMS com a expansão das redes de apoio, mas também reafirma a busca por uma saúde pública mais inclusiva e acessível para todos os cidadãos alagoanos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo