Roseane Farias, responsável pela Coordenação de Atenção Psicossocial, salienta a importância da data. “É uma celebração do movimento que busca substituir o tradicional modelo asilar por um tratamento mais respeitoso e libertador na área de saúde mental”, explica.
A programação é vasta e acontece em diferentes locais, como Centros de Atenção Psicossocial e espaços públicos, envolvendo não só profissionais de saúde, mas também a população e familiares dos envolvidos. No dia 15, a comunidade poderá conferir uma Exposição de Fotografias na Universidade Federal de Alagoas, enquanto no dia 19, o Parque do Centenário será palco de um sarau poético.
Além disso, uma feira de adoção e vacinação de animais está prevista, promovendo a interação com atividades como pintura facial. Do dia 19 a 28, a Exposição “Mania de Liberdade” estará aberta ao público no Maceió Shopping, destacando a importância do cuidado em liberdade e a desinstitucionalização.
Outras atividades, incluindo um encontro de práticas corporais, encontros com grupos de idosos e abraços coletivos nos CAPS, estão programadas até o final do mês, proporcionando um espaço de integração e conscientização para todos.