Os Ecopontos estão localizados em bairros-chave como Pajuçara, Vergel do Lago, Tabuleiro do Martins, Santa Lúcia, Gruta de Lourdes, Feitosa, e o Conjunto Santa Maria, na Cidade Universitária. Sob a administração da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), esses espaços oferecem um destino adequado para pequenos volumes de materiais de construção, restos de poda, além de móveis e eletrodomésticos em desuso, promovendo a correta destinação de resíduos sólidos e colaborando para a preservação ambiental.
Moacir Teófilo, diretor-presidente de Desenvolvimento Sustentável, enfatiza a importância desta iniciativa como um meio estratégico para mitigar o descarte inadequado em vias públicas e pede o apoio da população para que materiais sejam entregues nos Ecopontos em vez de serem deixados nas ruas.
Além disso, a população também pode contribuir solicitando a coleta de materiais volumosos, como sofás e geladeiras, através da Central de Monitoramento da Alurb, seja pelo número 156 ou pelo WhatsApp. Esta medida permite que a equipe da Autarquia recolha os resíduos diretamente das residências gratuitamente.
Os esforços contínuos para expandir os Ecopontos demonstram a ambição crescente de garantir um meio ambiente mais limpo e organizado para todos os maceioenses. A gestão pública segue empenhada em aprimorar e ampliar o alcance desses serviços essenciais, promovendo a conscientização e participação cidadã na busca por uma Maceió mais sustentável.