Organizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), o lançamento foi marcado por um café da manhã animado pela apresentação do trio de forró Lula Sabiá. Durante o evento, foram destacadas atividades que promovem e valorizam a cultura local, com a programação completa a ser divulgada em breve.
O Festival Municipal de Coco de Roda será realizado de 11 a 15 de junho, enquanto o Festival Municipal de Quadrilhas Juninas acontecerá de 16 a 20 de junho, ambos no estacionamento do Mercado 31, em Jaraguá. Presente no lançamento, o vice-prefeito Rodrigo Cunha enalteceu a importância do apoio atual aos artistas locais. Ele ressaltou a transformação na gestão atual, que valoriza a cultura e incentiva os jovens a se reconhecerem nela.
Para Myriel Neto, presidente da FMAC, o São João Raiz representa um compromisso com a valorização da identidade cultural de Maceió. Ele destacou o papel do evento em fortalecer tradições que compõem a identidade maceioense, garantindo que futuras gerações também se identifiquem com elas.
Genivaldo Júnior, presidente da Liga dos Grupos de Coco de Roda de Alagoas, enfatizou a parceria bem-sucedida com a FMAC e a robusta estrutura planejada para o festival. Washington Nascimento, presidente da Liga das Quadrilhas Juninas de Alagoas, também destacou a continuidade do apoio da gestão municipal às raízes culturais locais.
O São João Raiz faz parte do São João Massayó, que promove uma fusão entre tradição e modernidade, criando um cenário dinâmico e acolhedor para as diversas expressões culturais de Maceió.