MACEIÓ – Maceió capacita profissionais de saúde para reforçar atendimentos nutricionais e promover alimentação saudável

Na última terça-feira, dia 11, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) promoveu uma importante iniciativa voltada para a capacitação dos profissionais da saúde com a oficina intitulada “O que é uma alimentação saudável de verdade? Como orientar nossos usuários?”. Realizado no Cesmac, no bairro Farol, o evento teve como objetivo aprimorar os atendimentos nutricionais oferecidos pelas equipes multiprofissionais da Atenção Primária (eMulti) da capital alagoana.

O treinamento, desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), foi estruturado em quatro turmas, permitindo assim abranger um maior número de participantes. Kelly Luz, que atua como responsável técnica pela eMulti, destacou a relevância de tais iniciativas para o aprimoramento dos serviços prestados à comunidade. Segundo ela, capacitar os profissionais não apenas assegura um atendimento de qualidade, mas também promove um acolhimento mais eficiente e uma comunicação clara com a população. “Este curso fortalece o trabalho em equipe e atualiza os profissionais na base de prestação de serviços, contribuindo significativamente para a saúde comunitária”, afirmou.

As oficinas enfatizaram a importância da cooperação entre os profissionais de saúde e a necessidade de traduzir informações técnicas para uma linguagem acessível aos usuários. Além disso, abordaram alternativas para fomentar uma alimentação saudável em uma era dominada por produtos industrializados. Joice Gaia e Nayara Leite, residentes da Uncisal, foram responsáveis por ministrar o conteúdo do curso.

Joyce Gaia, uma das palestrantes, enfatizou a importância de manter os profissionais atualizados, especialmente em relação à nutrição. “Uma alimentação saudável está intrinsecamente ligada ao bem-estar. Ao discutir opções para encorajar os usuários a adotarem hábitos alimentares saudáveis, estamos cuidando de sua saúde. O profissional precisa estar apto para oferecer suporte em questões de custo, tempo, oferta e nutrição”, explicou. A ação reflete um compromisso contínuo em melhorar a qualidade de vida dos habitantes de Maceió através da educação e capacitação em saúde preventiva.

Sair da versão mobile