O seminário, logo em sua segunda edição, é um espaço promissor para encontro e diálogo entre profissionais da saúde, gestores, acadêmicos e outros interessados. O objetivo é compartilhar e debater experiências inovadoras e eficazes no cuidado à saúde, promovendo práticas mais inclusivas e equitativas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). A submissão de trabalhos acadêmicos já está aberta e se estende até 6 de dezembro.
A participação no evento é aberta a um público diversificado que inclui profissionais de diferentes níveis de atenção à saúde, alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação, assim como gestores e profissionais originais da 1ª Macrorregião de Saúde de Alagoas que tenham interesse nas temáticas propostas. Este ano, o seminário conta com três áreas temáticas principais: Política Nacional de Educação Permanente (PNEPS), Política Nacional de Humanização (PNH) e Integração Ensino-Serviço. Os trabalhos submetidos devem enfocar o fortalecimento dessas políticas ou a formação acadêmica, destacando os avanços nas práticas de equidade dentro do SUS.
As inscrições para participação no seminário estarão abertas até a data do evento, 11 de dezembro de 2024, e podem ser realizadas através do site oficial do evento. Aqueles que desejam submeter trabalhos para apresentação devem enviar suas propostas para o e-mail designado entre os dias 19 de novembro e 6 de dezembro, seguindo as diretrizes especificadas no Edital, disponível para consulta online.
Este evento destaca a importância da inclusão no setor da saúde, reforçando o compromisso contínuo de Maceió em promover uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade, independentemente de gênero, raça, deficiência ou etnia. O seminário é mais uma iniciativa que demonstra o esforço colaborativo entre educação e serviço na busca por uma saúde pública mais inclusiva e humana.