MACEIÓ – Maceió Acelera Cirurgias de Catarata com Projeto Olhar da Gente; 105 Procedimentos Já Realizados

Neste sábado, dia 31, o projeto Olhar da Gente, um novo braço da iniciativa Saúde da Gente, promoveu mais uma ação emblemática. Este esforço contínuo já realizou 55 cirurgias de catarata em sua segunda edição, cobriu o segundo olho dos primeiros pacientes e atendeu novos casos. Com isso, o número total já alcança 105 cirurgias em apenas duas semanas de atuação.

O pontapé inicial do projeto ocorreu na semana passada, com as primeiras 50 cirurgias resultantes de triagens realizadas através do Saúde da Gente, conhecido como o maior programa de saúde itinerante do Brasil. O prefeito de Maceió, JHC, revelou que a meta é realizar 200 cirurgias mensais, além de expandir para outros tipos de procedimentos oftalmológicos. “Estamos fortalecendo a capacidade do município de realizar cirurgias de baixa e média complexidade. Somente neste mês, mais de 350 cirurgias de diversas especialidades foram executadas pelo programa, demonstrando como é vital oferecer serviços de saúde a quem mais necessita”, destacou JHC.

A idealizadora do projeto, Marina Cândia, e primeira-dama de Maceió, compartilhou que a ideia surgiu como uma extensão natural das atividades do Saúde da Gente. Durante visitas a comunidades e regiões carentes, entenderam a necessidade urgente de tratar casos de catarata, prevenindo possíveis cegueiras irreversíveis. “Queremos empoderar essas comunidades, viabilizando um acesso direto e ágil aos cuidados oftalmológicos necessários”, explicou Marina.

Os pacientes podem fazer consultas, realizar exames e agendar cirurgias na tenda do Saúde da Gente, que permanece cerca de 15 dias em cada bairro. Atualmente, a estrutura atende na Cidade Universitária, no Conjunto Maceió I. Além disso, outro ponto importante de cadastramento é o Pam Salgadinho, onde interessados podem realizar todos os procedimentos necessários e já agendar suas cirurgias.

Sair da versão mobile