O turismo na região tem desempenhado um papel crucial na movimentação financeira de Maceió, respondendo por cerca de 20% de toda a atividade econômica local. Isso tem gerado oportunidades de trabalho e receitas para mais de 50 atividades econômicas, a maioria operada por micro e pequenos empreendimentos, de acordo com dados do setor turístico local. O cálculo é que, em média, cada turista permaneça na cidade por 5 dias, com um gasto diário na faixa dos R$ 2.100, incluindo hospedagem, alimentação, deslocamentos, vestuário, beleza e compras.
Diante desse cenário, a prefeitura de Maceió tem investido fortemente na promoção do destino, alocando mais de R$ 25 milhões, o maior volume já destinado para o mercado turístico. Nos últimos três anos, a cidade realizou ações como roadshows e rodadas de negócios junto aos principais operadores nacionais e internacionais, a fim de atrair mais turistas.
“Temos realizado investimentos e buscado os mercados para atrair mais turistas. Ao mesmo tempo, estamos requalificando a cidade e os serviços para receber cada vez melhor, porque as pesquisas mostram que o turista satisfeito tem o desejo de voltar e recomenda o destino” afirmou o prefeito JHC.
Além disso, os dados divulgados pela Decolar apontam que Maceió lidera a lista de destinos mais procurados para pacotes nacionais durante o Carnaval, seguida pelo Rio de Janeiro e Salvador. Com essas informações, a cidade se destaca como um destino turístico de interesse crescente entre os brasileiros, impulsionando a economia local e promovendo oportunidades de crescimento para o setor.