Essa prática irregular não apenas danifica o sistema de drenagem, mas também provocou o desgaste do pavimento da avenida, com reflexos negativos no tráfego de pedestres na calçada. Comerciantes locais relataram que o acúmulo de água prejudicou o movimento em suas lojas, gerando um alerta para as autoridades competentes.
As autoridades notificaram o lava-jato, que será autuado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Semurb) conforme o Código Municipal de Meio Ambiente e leis específicas sobre a instalação e manutenção de caixas de gordura.
A Operação Línguas Sujas, conduzida pela Prefeitura de Maceió em conjunto com as Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminfra) e de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), tem como objetivo combater o lançamento ilegal de água poluída na rede de drenagem urbana. Essa prática traz sérios transtornos à população e impactos negativos ao meio ambiente.
A Prefeitura de Maceió reforça a importância da colaboração da população, incentivando denúncias de irregularidades ambientais por meio do número 156, garantindo que ações desse tipo sejam rapidamente identificadas e corrigidas.