Maceió Lança Programa Inovador para Estimular Leitura e Escrita entre Bebês e Estudantes da Rede Pública Municipal.

A leitura é uma experiência transformadora que nos transporta para universos distintos, sempre guiada pela imaginação. Neste contexto, a Secretaria de Educação de Maceió, conhecida como Semed, lançou o programa “Somos Feitos de Histórias: Construindo uma Sociedade Leitora e Escritora”. O objetivo é estimular o hábito da leitura e expandir o repertório literário de bebês, crianças e estudantes da rede pública municipal de ensino.

Divulgada no Diário Oficial do Município em 13 de agosto, a nova iniciativa solidifica o programa como uma política pública permanente voltada para a formação de leitores, assegurando sua continuidade e crescimento em creches e escolas municipais. O desenvolvimento do programa é resultado de uma colaboração entre técnicos pedagógicos, contadores de histórias e bibliotecários da Biblioteca Central Carlos Moliterno, em parceria com outras diretorias da Semed.

Simone de Souza, coordenadora do setor de Bibliotecas da Semed, enfatiza que, embora o programa tenha sido idealizado entre o final de 2023 e o início de 2024, sua oficialização representa um grande avanço. “O ‘Somos Feitos de Histórias’ foi concebido para expandir o letramento literário, reconhecendo a importância de incluir os bebês nesse processo, visto que estudos demonstram que a literatura pode e deve ser introduzida desde a primeira infância. Com a oficialização, garantimos a continuidade e a expansão dessa proposta, que abarca não apenas os pequenos, mas também jovens, adultos e idosos. A leitura deve ser vista como uma experiência prazerosa, livre de cobranças”, esclarece Simone.

O programa pretende implementar diversas ações, como a formação de mediadores e contadores de histórias, a valorização de talentos locais e a modernização dos espaços de leitura. Além disso, são planejados eventos literários, como feiras, festivais e a participação em bienais. Outra meta do programa é promover múltiplos letramentos, que incluem aspectos ambientais, raciais, sociais, territoriais e linguísticos.

Simone conclui: “Nosso objetivo é formar leitores autônomos e fluentes que se desenvolvam por meio da mediação em sala de aula ou na biblioteca, abraçando a literatura como parte essencial de sua trajetória.” Com iniciativas como esta, a Semed reafirma seu compromisso em cultivar uma sociedade mais leitora e conectada.

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