Maceió lança programa de inclusão que busca melhorar espaços públicos para pessoas com deficiência e promover qualidade de vida

Na tarde desta quarta-feira (4), será lançado o programa Maceió Inclusiva, um projeto que busca melhorar os espaços públicos da cidade para promover acessibilidade e qualidade de vida para pessoas com diferentes tipos de deficiência. A solenidade está marcada para as 14h e acontecerá na Associação Comercial de Maceió, localizada no histórico bairro de Jaraguá.

Idealizado pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), o programa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), que irão trabalhar juntos para efetivar as ações propostas.

Dentre as medidas previstas estão a adequação de edifícios públicos, como escolas, hospitais e prédios governamentais, e a transformação dos transportes públicos e estações de ônibus para melhor atender às pessoas com deficiência.

A secretária da Semuc, Ana Paula Mendes, ressalta que o projeto já está em prática com a reforma do Parque da Mulher, localizado no bairro Jatiúca. O parque está sendo reparado de forma adequada e contará com rampas de acessibilidade, piso tátil, meio-fio guia e faixa de passagem elevada, entre outros recursos de mobilidade urbana.

A iniciativa do programa Maceió Inclusiva é uma resposta aos desafios enfrentados por pessoas com deficiência na cidade. A falta de acessibilidade é um problema recorrente, dificultando o cotidiano desses indivíduos e o exercício pleno de sua cidadania.

Através das ações propostas pelo programa, a prefeitura busca romper essas barreiras e proporcionar uma cidade mais inclusiva, onde todos possam se locomover e usufruir dos espaços públicos de maneira igualitária.

A expectativa é de que, com o programa Maceió Inclusiva, haja um aumento significativo da acessibilidade na cidade, o que permitirá uma melhor qualidade de vida para pessoas com deficiência e, consequentemente, um ambiente mais inclusivo e justo para todos os cidadãos.

É importante ressaltar que a acessibilidade não beneficia somente as pessoas com deficiência, mas também idosos, gestantes, pessoas com mobilidade reduzida e qualquer indivíduo que necessite de alguma adaptação para se locomover e interagir nos espaços públicos.

Com o lançamento do programa Maceió Inclusiva, a cidade dá um passo importante rumo à construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos tenham o direito de usufruir dos mesmos direitos e oportunidades.

Sair da versão mobile