Ao recordar o início de sua jornada, Janaína descreve a felicidade ao assumir sua primeira sala de aula na Escola Santo Antônio, localizada em Benedito Bentes. Mesmo antes de adentrar oficialmente no ensino público, Jana já havia acumulado experiência ensinando em escolas particulares, onde começou a lecionar ainda menor de idade. Durante trinta anos, ela se dedicou a transformar vidas na sala de aula, atuando em diversas frentes da educação, desde o Ensino Fundamental até a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), além de exercer a função de coordenadora pedagógica.
Ao longo de sua carreira, Janaína passou por várias unidades escolares, como as escolas Santo Antônio, Eulina Alencar, Kátia Assunção, Lamenha Lins e o CMEI Rosanne Collor. Atualmente, Jana desenvolve um papel fundamental na Diretoria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação da Semed, onde é responsável pelo planejamento logístico das formações docentes, abrangendo desde materiais didáticos até questões de transporte.
Apesar de já ter tempo e idade suficientes para a aposentadoria, Janaína escolhe permanecer ativa, vendo seu trabalho como mais do que uma simples ocupação, mas como uma forma de terapia. Para ela, contribuir com a educação pública de Maceió é fonte de alegria e satisfação pessoal. Além disso, Jana se empenha em desafiar percepções negativas em relação ao serviço público, defendendo sua importância e eficiência quando executado com amor e dedicação.
Janaína compartilha que a maior recompensa de sua trajetória é o reconhecimento, tanto por parte dos colegas, quanto de ex-alunos, que ela teve o prazer de ver crescer e se tornarem adultos bem-sucedidos. A satisfação de ter contribuído positivamente para a vida de tantas pessoas torna-se, para ela, uma das maiores gratificações que um servidor público e educador pode alcançar.