A primeira cota única de 2024 oferece 15% de abatimento no valor total do IPTU do imóvel e vence no dia 31 de janeiro. Para baixar o boleto, o cidadão deve informar o número de inscrição imobiliária, ou o CPF do titular do imóvel, e também é possível localizar o número de inscrição da propriedade pelo endereço, na ferramenta de ‘Consulta Imóveis’.
No entanto, a Secretaria Municipal de Fazenda (Semec) informa que este ano não enviará carnês ou boletos físicos para os pagamentos com descontos. As guias com os descontos de 10% e 5% só estarão disponíveis a partir do vencimento da primeira cota, no início de fevereiro. Além disso, o IPTU pode ser pago via PIX, com o QR code gerado na emissão do boleto, ou por aplicativos bancários pelo código de barras disponibilizado pelo site.
A Semec está oferecendo atendimento virtual para auxiliar os maceioenses na emissão do imposto, além de reforçar que o tributo só é gerado pelos canais oficiais da Prefeitura de Maceió. A secretaria também ressalta a importância do pagamento do IPTU, que é destinado a políticas públicas, como obras, reformas e compra de equipamentos, impactando diretamente no bem-estar da população.
Vale lembrar que os imóveis que não estiverem com o IPTU em dia podem ser inscritos em dívida ativa, trazendo consequências para o titular como cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e até mesmo leilão do imóvel, além de juros e multas por atraso.
Portanto, é fundamental que os contribuintes fiquem atentos aos prazos e condições de pagamento do IPTU de 2024. O não cumprimento das obrigações fiscais pode acarretar em prejuízos financeiros e legais para os proprietários de imóveis.
Para mais informações e atendimento, os interessados podem acessar o site da SEFAZ e entrar em contato com a central de atendimento ao contribuinte. É necessário agendar o atendimento, que acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.