Desde a sua fundação, o Iplan tem se destacado como um canal ativo de participação popular em importantes projetos de gestão urbana. Um exemplo disso é a construção do Plano de Gestão Integrada (PGI) da Orla Marítima de Maceió, que contou com a participação de mais de 300 pessoas em oficinas participativas e consultas públicas.
O resultado desse trabalho em conjunto foi a elaboração de um projeto de requalificação da região, realizado em parceria com o escritório de arquitetura Índio da Costa. A proposta é criar espaços agradáveis e funcionais tanto para os moradores locais quanto para os turistas que visitam a cidade.
Outra iniciativa importante do Iplan foi a reativação do Conselho Municipal do Plano Diretor, que permite a participação da sociedade na construção do planejamento urbano de Maceió. O colegiado tem como missão discutir e propor diretrizes para o crescimento sustentável da capital alagoana.
Além disso, o Instituto tem se empenhado na revitalização de espaços públicos urbanos, com investimentos que ultrapassam os R$ 28 milhões. A reforma do Boulevard São Gonçalo e de diversas praças e trevos na cidade são exemplos das ações realizadas para renovar o paisagismo urbano de Maceió.
O trabalho do Iplan nas comunidades de Maceió também merece destaque, com estudos de campo para identificar espaços vazios que possam ser alvo de intervenções da gestão municipal. Mais de 15 comunidades já foram visitadas, coletando dados para embasar projetos urbanos que visam promover uma identificação ainda maior e o cuidado com as áreas ativadas pela prefeitura.
A gestão municipal de Maceió tem se destacado nacional e internacionalmente com iniciativas de capacitação e representação. A cidade foi uma das escolhidas para participar do Programa de Aceleração Digital dos Municípios, liderado pelo BrazilLAB em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Além disso, Maceió também tem se destacado em programas da Bloomberg, como City Data Alliance e What Works Cities, focados em aprimorar a governança municipal com base em evidências.
A participação de Maceió na The Cities Coalition for Digital Rights, que reúne cidades comprometidas em melhorar a vida das pessoas através da tecnologia, e a feira “Negócio da Grota” programada para julho, são exemplos do comprometimento da gestão municipal em promover o desenvolvimento da cidade de maneira sustentável.
Em resumo, o Iplan de Maceió tem demonstrado compromisso e eficiência na promoção de projetos inovadores que visam o desenvolvimento sustentável da cidade, sempre com a participação ativa da sociedade e parcerias estratégias para garantir um futuro melhor para todos os maceioenses.






