Já foram inspecionados locais de grande relevância para a população, como o Parque Centenário, localizado no bairro do Farol, e a praça central do Conjunto Colina dos Eucaliptos, no bairro Santa Amélia. Além disso, também foram alvo da fiscalização a Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, e a Praça do Skate, na Ponta Verde. O objetivo primordial dessa ação é identificar potenciais riscos de queda de árvores, assim como orientar o manejo adequado da vegetação.
Maceió, com suas 228 praças públicas e aproximadamente 39% de cobertura vegetal na área urbana, conta com cerca de 28,71 quilômetros quadrados de florestas urbanas e 11,62 quilômetros quadrados de áreas de arborização urbana. Esse verde é essencial para a qualidade do ar local, além de contribuir para a regulação da temperatura, garantir a infiltração da água no solo e manter o equilíbrio ambiental da cidade.
Para otimizar as vistorias, o uso de tecnologia de ponta é uma das estratégias adotadas. Em algumas inspeções, drones equipados com tecnologia LiDAR são utilizados, proporcionando modelos tridimensionais das árvores e possibilitando medições precisas de altura, diâmetro das copas e estimativas do raio de impacto em caso de queda.
Após essa fase inicial de monitoramento, a Defesa Civil planeja expandir suas ações para outras regiões de Maceió, seguindo um cronograma técnico cuidadosamente elaborado. A expectativa é de que essas iniciativas não apenas assegurem a segurança da população, mas também preservem o valioso patrimônio ambiental da capital alagoana.






