MACEIÓ – Instituto Equatorial acompanha resultados de projetos que geram inclusão, oportunidades e revelam histórias de superação no bairro do Vergel

Com o objetivo de acompanhar de perto o desenvolvimento das ações e os resultados positivos nas comunidades, representantes do Instituto Equatorial, frente social do Grupo Equatorial, estão em Alagoas, durante esta semana, realizando visitas técnicas e de acompanhamento aos projetos sociais apoiados pela instituição no estado. Durante a agenda, a equipe do Instituto conhecerá de perto as iniciativas que recebem investimento social pela entidade, avaliando resultados, ouvindo os beneficiários e fortalecendo o diálogo com as organizações parceiras.

Na tarde desta terça-feira (28), um dos projetos visitados foi a Oficina Escola Gastronômica, que faz parte do Instituto Mandaver, localizado no bairro do Vergel, em Maceió. A iniciativa tem como foco atuar na formação de jovens e adultos do bairro do Vergel do Lago por meio de cursos teóricos e práticos em oficinas culinárias de doces, salgados e pratos regionais, com ênfase no empreendedorismo e na economia comunitária.

A presidente do Instituto Mandaver, Lisania Pereira, destacou a relevância das parcerias entre instituições privadas e organizações comunitárias para o fortalecimento social e econômico de territórios vulneráveis. Segundo ela, o apoio da Equatorial tem permitido ampliar o alcance das ações voltadas à autonomia financeira das mulheres da região.

“É muito importante que instituições como a Equatorial tragam esse apoio direto para a nossa comunidade. Com o investimento que recebemos, conseguimos alcançar mais de 100 mulheres que precisam gerar renda em nosso território. Promovemos oficinas de gastronomia com foco na culinária local, fortalecendo nossa cultura e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico”, conta Lisiane. 

“Além de aprender a cozinhar, elas também tiveram acesso a formação em empreendedorismo e educação financeira, conduzidas por uma equipe multidisciplinar, o que nos permitiu oferecer uma entrega mais completa e transformadora”, complementou a representante da organização. 

As visitas do Instituto Equatorial incluem ainda o Favela 3D, desenvolvido pelo Instituto Gerando Falcões, e outros projetos que recebem apoio do Instituto Equatorial por meio de parcerias voltadas à promoção da inclusão social, geração de renda e oportunidades de desenvolvimento para jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Atualmente, o Instituto Equatorial apoia 47 organizações sociais em Alagoas, com um investimento total de R$ 1,9 milhão, contemplando ações nas áreas de educação, geração de renda, cultura, meio ambiente e cidadania. As iniciativas beneficiadas têm contribuído significativamente para a transformação social e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, impactando diretamente 6.924 pessoas.

“Hoje vimos de perto o quanto esses projetos estão mudando vidas em Alagoas. Mulheres empreendendo, jovens descobrindo novas possibilidades e comunidades ganhando acesso a conhecimento, cultura e ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Esse é o resultado real da qualificação, da inclusão e da transformação social que apoiamos. É para isso que o Instituto existe, para gerar oportunidades que abram caminhos e criem futuros mais dignos. Ver essa mudança acontecer diante dos nossos olhos é o que dá sentido à nossa missão”, afirmou o Superintendente de Sustentabilidade do Grupo Equatorial e Diretor Técnico do Instituto Equatorial, Carlos Afonso. 

Por meio das ações do Instituto, a Equatorial Alagoas reforça seu compromisso com a responsabilidade social e com o fortalecimento das comunidades onde atua, destacando seu papel na promoção da transformação social e de um futuro sustentável para o estado.

Sobre o Instituto

O Instituto Equatorial completou, em julho deste ano, seu primeiro ano de atuação, celebrando o alcance de mais de 120 mil pessoas nos estados de Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul. Com investimento inicial de mais de R$ 20 milhões de recursos próprios do Grupo Equatorial, ele já alcançou 450 organizações de base comunitária, levando para as comunidades oportunidades e desenvolvimento social.

Além disso, o Instituto apoia 11 projetos realizados por meio de parcerias com instituições de referência nacional, como UNICEF, Fundação Roberto Marinho, Gerando Falcões, entre outras.

*Com Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas 

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo