Idealizada pelo Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam), a Feira Negócio da Grota visa dar visibilidade e impulsionar empreendimentos em comunidades urbanas. Por meio de sua Diretoria Executiva de Inovação Urbana, Comunidades Urbanas e Urbanismo Social, a iniciativa promove capacitações essenciais em temas como “Boas Práticas na Produção de Alimentos”, “Ferramentas Digitais para o Empreendedorismo”, “Precificação” e “Atendimento ao Cliente”. Essas formações são fundamentais para preparar os participantes para o mercado.
Para se inscrever, os interessados devem atender a requisitos específicos, incluindo residir há pelo menos três meses em comunidades vulneráveis de Maceió, ter pelo menos 18 anos ou, se menores de 18, apresentar autorização legal. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas online, através do site oficial do projeto, ou presencialmente no prédio do Iplam, no bairro do Jaraguá.
Para muitas pessoas, como a empreendedora Celiane Góes, o projeto representa uma transformação significativa. Góes destacou o impacto positivo das capacitações em sua vida e negócios, ressaltando a importância dessa porta de entrada para novas oportunidades. O Iplam está localizado na Rua Barão de Jaraguá, funcionando das 9h às 17h, e está à disposição para auxiliar os interessados.





