As inscrições para a pré-matrícula online na rede pública municipal de Maceió terão início nesta segunda-feira, dia 13 de janeiro, e se estenderão até o dia 19 do mesmo mês. Por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Prefeitura de Maceió disponibilizará quase 10 mil novas vagas para alunos nas unidades escolares locais.
Os interessados devem realizar sua inscrição via internet acessando o portal oficial www.maceio.al.gov.br ou diretamente pelo link: http://sislameal.caedufjf.net/sislameal/prematricula.faces?q=R0B%2BRYqTw98%3D. Durante este processo, cada responsável poderá indicar até três opções de unidades de ensino conforme a preferência e proximidade com a residência do aluno.
A distribuição das vagas respeitará a capacidade física de cada unidade escolar e o perfil do atendimento que cada uma oferece. A prioridade será dada a alunos com deficiência, àqueles com irmãos já matriculados, e seguirá a ordem de idade, onde o estudante mais jovem terá prioridade.
A rede municipal de ensino de Maceió é composta por 157 unidades escolares, o que inclui 60 creches, conhecidas como Centros Municipais de Educação Infantil, e 91 escolas de Ensino Fundamental, atendendo um total de 58 mil alunos. Apenas o CMEI-RP Cláudia Maria da Silva Brasil, localizado no Conjunto Graciliano Ramos, não abrirá novas vagas, pois uma nova unidade foi recentemente inaugurada na comunidade.
Além da inscrição online, as unidades de ensino estão preparadas para auxiliar a comunidade no processo de pré-matrícula de forma presencial.
Informações necessárias para a pré-matrícula online:
- Nome completo do estudante
- Data de nascimento
- Sexo
- Endereço completo, incluindo CEP e código da conta de energia
- Telefone para contato
- Endereço de e-mail (se houver)
- Nomes dos responsáveis legais
- CPF do responsável legal
- Informar caso o estudante tenha alguma deficiência
- Rede Escolar de origem
- Ano/etapa/período desejado
- Opções de turno
- Até três opções de escolas
Após a conclusão da etapa de pré-matrícula, as matrículas confirmadas ocorrerão presencialmente nas unidades de ensino entre 28 e 31 de janeiro. Caso o aluno não compareça para confirmar a matrícula, a vaga será perdida.
A lista de suplência será divulgada pela Semed entre 3 e 7 de fevereiro, para as escolas onde a procura excedeu a oferta de vagas. Maria Elias, técnica de Informação e Estatística Educacional da Semed, destaca a importância de se atentar aos prazos tanto para a pré-matrícula quanto para a confirmação posterior.
Ela ainda esclarece sobre o funcionamento da lista de suplência, indicando que os estudantes não alocados entrarão numa relação de vagas remanescentes, sendo chamados conforme a disponibilidade de novas vagas e observando a ordem da lista.