Centrada em proporcionar um ambiente mais seguro e convidativo, a reforma da praça incluirá a implantação de dez postes de iluminação, que abrigarão ao todo 17 luminárias e quatro projetores de LED de alta eficiência. O diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg Melo, destacou os benefícios trazidos pelo projeto, afirmando que “a nova iluminação diminui a insegurança, incentiva a ocupação do espaço público e facilita a mobilidade urbana”. Segundo ele, já são 36 grotas em toda Maceió iluminadas com tecnologia LED através do programa.
As equipes têm trabalhado no local a todo vapor, escavando para passagem dos cabos e instalação dos eletrodutos que sustentarão o novo sistema. A expectativa é que a próxima fase da obra, prevista já para a próxima semana, avance com a colocação dos postes e dos comandos elétricos, viabilizando, assim, a conexão da rede de iluminação.
O diretor técnico da Ilumina, Francelino Amaro, ressaltou a eficácia e durabilidade da iluminação em LED, que proporciona economia e sustentabilidade para a administração pública, uma vez que exige menos manutenções. A vantagem de uma vida útil mais longa das lâmpadas de LED em comparação com as tradicionais é inegável, garantindo um ambiente público melhor iluminado.
Além disso, as equipes de fiscalização da Ilumina, em conjunto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, têm realizado visitas técnicas para assegurar o andamento das obras. O Conjunto Virgem dos Pobres, localizado no Trapiche da Barra, também será contemplado com ações que visam à melhoria da infraestrutura urbana, reforçando o compromisso da Prefeitura com o desenvolvimento local.