Um dos trechos atacados pelos criminosos foi a Rota do Mar, entre os bairros do Benedito Bentes e Guaxuma, onde 50 metros de cabos de 6mm foram furtados, causando a interrupção do funcionamento de 50 postes na região. A equipe da Ilumina está trabalhando para repor os materiais e religar a rede, visando minimizar o impacto desses furtos na comunidade.
Além disso, o túnel do antigo viaduto da PRF, localizado na parte alta da cidade, teve 1.200 metros de cabos subtraídos, mas a equipe da Ilumina já realizou a instalação de novos equipamentos e o trecho está em pleno funcionamento novamente.
Outro local afetado foi a Ponte Divaldo Suruagy, na entrada de Maceió, no bairro do Pontal, onde a Ilumina registrou furto no trecho da subida da ponte. As autoridades estão realizando o levantamento do material furtado para tomar as devidas providências.
Na Ladeira do S, que liga a Rua Íris Alagoense à Avenida Afrânio Lages, entre o Farol e a Cambona, os ladrões foram ainda mais ousados e roubaram duas luminárias que ficam na parte superior dos postes.
Diante dessa onda de furtos, o diretor-presidente em exercício da Ilumina, Gutenberg de Melo, ressaltou que os casos aumentaram neste período de final de ano e que o prejuízo para os cofres públicos está sendo apurado. Ele destacou a agilidade da equipe da Ilumina para realizar os reparos e substituições, visando restaurar a rede de iluminação pública e deixá-la em pleno funcionamento para a população maceioense.
Gutenberg também alertou que serão registrados boletins de ocorrência para que haja uma investigação sobre essas ações criminosas. Além disso, ele mencionou que, ainda no mês de dezembro, a Ilumina realizou o reparo da rede de iluminação da Avenida Assis Chateaubriand, no Pontal da Barra, que também foi alvo de furtos de cabeamentos.
Por fim, a Ilumina disponibilizou os contatos para que a população possa reportar casos de falta de iluminação nas ruas: Rua Coronel Pedro Lima, S/N, Jaraguá. CEP: 57022-220. Telefone: 3312-5319. Disque Luz: 0800 031 9055. Aplicativo Ilumina Maceió. Além disso, a Superintendência pode ser acionada pelo número 156, no canal de atendimento unificado da Prefeitura de Maceió. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 14h.