A diretora técnica do Maceió Saúde e gestora do HC, Célia Fernandes, destacou a importância contínua dos cuidados preventivos. “Fazer o teste é essencial, especialmente ao observarmos o aumento nos casos de pacientes em situações de risco. Nossa iniciativa trouxe não apenas colaboradores, mas também pacientes e seus acompanhantes, promovendo um cuidado integral à saúde e fortalecendo ações de diagnóstico e tratamento”, afirmou Célia.
A enfermeira Laura Carvalho, responsável pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, reforçou a relevância do Dezembro Vermelho como campanha essencial. “Informações precisas sobre HIV, Aids e outras ISTs são fundamentais. A parceria com a SMS viabilizou que muitos realizassem testes rápidos e participassem de palestras informativas em nossa sala de espera”, explicou Laura.
A iniciativa também foi recebida com entusiasmo por parte dos colaboradores do hospital, como Rose Brito, assistente administrativa, que salientou a importância de realizar o teste no ambiente de trabalho. “Participar desta ação me permitiu entender melhor sobre o Dezembro Vermelho e me torna uma agente multiplicadora de informações”, afirmou Rose.
Além dos testes, que oferecem resultados em aproximadamente 30 minutos, foram disponibilizadas informações sobre sintomas, métodos de contágio e avanços nos tratamentos disponíveis. Pacientes cujos resultados foram positivos receberam encaminhamento imediato para atendimento médico na rede de saúde.
O Dezembro Vermelho, marco internacional de prevenção e conscientização sobre a Aids, tem como símbolo o laço vermelho. A campanha ressalta a importância do diagnóstico precoce e do tratamento abrangente, promovendo uma maior conscientização pública sobre a síndrome da imunodeficiência adquirida e outras doenças sexualmente transmissíveis.