Juraci Silva, usuária do Caps Sadi de Carvalho, na Chã do Bebedouro, foi uma das homenageadas. Ela compartilhou sua experiência transformadora: “Quando cheguei ao Caps, estava perdida, mas fui tratada com dignidade e passei a me reconhecer novamente. O Caps me ajudou a transformar minha doença em um motivo para lutar. Hoje sou desenhista, atriz e militante no Fórum de Saúde Mental.”
Roseane Farias, coordenadora técnica de Atenção Psicossocial da SMS, destacou a importância do reconhecimento: “Essas mulheres contribuíram significativamente na militância e nos movimentos sociais. A homenagem presta tributo ao legado de Nise da Silveira, que revolucionou o cuidado em saúde mental.”
Neste ano, a campanha da Luta Antimanicomial adota o tema “Mania de Liberdade – 120 anos de Nise da Silveira”, ressaltando a necessidade de superar o modelo de cuidados baseada em internações e promover uma abordagem mais humanizada e comunitária.
Karla Rocha, gerente do Caps Sadi Carvalho e atuante há 21 anos no serviço de saúde mental, também foi agraciada. Ela expressou sua satisfação: “É gratificante participar desse momento. Como assistente social, luto pelo cuidado em liberdade, que é o tipo de atendimento que acreditamos ser o mais eficaz e humano.”