MACEIÓ – Gestão de Pessoas na Prefeitura de Maceió: Respeito, Cooperação, Transparência e Inovação Como Pilares da Administração

Prefeito de Maceió adota política de respeito e valorização ao funcionalismo público

O prefeito JHC tem implementado uma política de gestão de pessoas que tem como pilares o respeito, cooperação, transparência e inovação. Essa abordagem tem fortalecido os laços socioprofissionais e permitido uma série de ações destinadas a elevar o prestígio dos servidores municipais no dia a dia.

Uma das prioridades da administração municipal tem sido garantir o bem-estar dos funcionários públicos. Isso tem incluído melhorias nos salários, capacitação e benefícios de saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Patrimônio (Semge), a Prefeitura de Maceió tem honrado o compromisso de antecipar o pagamento dos servidores, além de repassar o 13º salário no mês de aniversário.

Além disso, a gestão tem mantido diálogo aberto com as entidades que representam as categorias, reconhecendo a importância de cada uma delas para contribuir com o poder público. Como resultado desse compromisso, a Prefeitura concedeu um reajuste salarial de 7% em 2023 e já fechou a negociação salarial para o ano seguinte, com um reajuste de 7% a ser aplicado a partir de maio.

Outro destaque da política de valorização do funcionalismo é a ampliação dos benefícios de saúde oferecidos aos servidores públicos. Além do plano odontológico gratuito, a Prefeitura de Maceió se comprometeu a custear o plano de saúde estendido ao funcionalismo do quadro ativo, inativo, pensionista e, no caso do plano odontológico, aos servidores comissionados.

O prefeito também inaugurou o Centro de Atendimento e Cuidados ao Servidor Público Municipal de Maceió (CAC), que oferece assistência gratuita, promovendo reabilitação, qualidade de vida e segurança laboral. Os funcionários públicos podem agendar serviços de saúde preventiva, cuidados físicos e mentais, inclusive pilates, fisioterapia motora, fonoaudiologia, psiquiatria, psicologia, serviço social, nutrição, educadores físicos e reeducação financeira.

A gestão municipal também se comprometeu com o pagamento da integralidade dos precatórios do antigo Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), demonstrando compromisso histórico com os servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Além disso, a Prefeitura contratou 1.980 servidores, tanto para os quadros efetivos quanto em processos seletivos simplificados, para a Educação. A remuneração dos estagiários também foi aumentada e a Prefeitura é a única de Alagoas que paga o décimo terceiro salário aos estudantes.

Essas iniciativas refletem o compromisso do prefeito JHC em valorizar e reconhecer o papel fundamental desempenhado pelo funcionalismo público no desenvolvimento da cidade, promovendo uma gestão mais humanizada e eficiente.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo