MACEIÓ – Fórum em Maceió destaca iniciativas de saúde na Atenção Primária com foco em gestantes e educação escolar

Na manhã desta terça-feira (22), o auditório do Centro Universitário Cesmac, localizado no bairro Farol, em Maceió, foi palco do I Fórum de Atenção Primária de Alagoas. O evento reuniu profissionais que integram as Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (e-Multi), com o objetivo de compartilhar experiências bem-sucedidas aplicadas nas Unidades de Saúde da capital alagoana. O encontro teve a presença ilustre de representantes do Ministério da Saúde, destacando a importância do evento para a área da saúde pública.

Durante o fórum, profissionais dos 2º e 3º Distritos Sanitários trouxeram à luz algumas iniciativas que estão fazendo a diferença no cotidiano das Unidades de Saúde de Maceió. Dentre estas, destacou-se o trabalho voltado para grupos de gestantes, reforçando a importância do pré-natal como instrumento vital para uma gestação saudável. Esta iniciativa busca atingir um dos alicerces da atenção primária, que é a prevenção e promoção da saúde desde o início da vida. Além disso, ações educativas em ambientes escolares foram amplamente discutidas, destacando-se pela sua abordagem proativa em fomentar uma cultura de saúde preventiva entre os jovens estudantes.

Em entrevista, Kelly Luz, responsável técnica pelo e-Multi na cidade, ressaltou o papel fundamental que essas iniciativas têm no fortalecimento das equipes de saúde. “Foi um momento muito importante para fortalecer nossas equipes e apresentar ao Ministério da Saúde nossas atividades, pois assim reforçamos a importância do apoio matricial na Atenção Primária à Saúde, que é uma forma de produzir saúde, com equipes de saúde trabalhando juntas para criar uma proposta de intervenção”, afirmou Kelly. Sua fala pontua a abordagem colaborativa e interdisciplinar que é característica das e-Multis, essenciais para tecer um cuidado integral e eficaz na atenção primária.

As Equipes Multiprofissionais, conhecidas como e-Multis, são compostas por uma variedade de profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e farmacêuticos. Trabalhando em harmonia com outras frentes de saúde, como as equipes de Saúde da Família, essas equipes promovem um cuidado centrado no paciente e integrado, fortalecendo a rede de atenção primária e aproximando serviços essenciais à comunidade.

O sucesso do fórum reforça a relevância das políticas de saúde que visam integrar diferentes áreas de especialização para uma assistência mais completa e humanizada, reiterando o compromisso de Maceió em aprimorar constantemente os serviços prestados à sua população. Esse tipo de evento se configura como um espaço enriquecedor para troca de experiências e fortalecimento da prática profissional, fundamentais para o avanço da saúde pública em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo