MACEIÓ – Fortalecimento da proteção à infância: Secretaria de Saúde de Maceió promove encontro para debater violência contra crianças e adolescentes.

Na busca por fortalecer o combate à violência e intensificar a assistência ao público infantojuvenil, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) promoveu um encontro nesta terça-feira (7) no auditório da Polícia Federal, em Jaraguá. A reunião teve como objetivo discutir a proteção e o acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência, contando com a participação de 100 profissionais que atuam nesse segmento.

A capacitação proporcionou um espaço para fortalecer, de forma colaborativa, a compreensão dos conceitos de violência e seus impactos na vida dos jovens. Com isso, os profissionais puderam aprimorar seus conhecimentos sobre a prevenção e identificação de violências contra essa parcela da população.

Estiveram presentes no evento técnicos dos Programas de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente da SMS, Atenção Primária, da Educação e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Teresa Paes, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde do Adolescente da SMS, enfatizou a importância da discussão para que os profissionais possam atuar de maneira mais atenta na promoção do acesso das vítimas à rede de proteção e garantia de direitos.

Segundo Paes, é essencial conscientizar sobre as diversas formas de negligências e violências que crianças e adolescentes enfrentam diariamente, sejam elas psicológicas ou físicas. A reflexão promovida nesse encontro pode potencializar a rede de apoio e contribuir para a prevenção de doenças psíquicas, riscos socioeducacionais e em saúde.

Marglene Oliveira, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, ressaltou a importância da atuação conjunta nas áreas da saúde, educação e assistência social para fortalecer a rede de proteção contra a violência infantojuvenil. Segundo ela, a discussão possibilita a atualização dos métodos investigativos e preventivos, visando proteger possíveis vítimas de abusos e preparar profissionais para acolher e proteger crianças e adolescentes em diferentes situações de vulnerabilidade.

Ao final do encontro, os profissionais presentes debateram sobre garantia e acesso à rede de proteção nas áreas da saúde, educação e assistência social, buscando fortalecer ainda mais o combate à violência e a promoção do bem-estar desses públicos vulneráveis.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo