MACEIÓ – Forró Alagoano em Luto: Morre Xameguinho do Acordeon aos 62 Anos, Ícone Cultural de Maceió



A cultura popular de Alagoas sofre uma grande perda com a morte do respeitado músico Sebastião José Ferreira, mais conhecido como Xameguinho do Acordeon. Aos 62 anos, Xameguinho faleceu nesta segunda-feira, deixando um legado de mais de cinco décadas dedicadas ao forró. O artista, nascido em Atalaia e residente em Maceió, fez da música sua vida desde os 12 anos, encantando gerações com seu virtuosismo na sanfona.

Sua carreira foi marcada por apresentações em festas populares, palcos históricos e festivais, disseminando a rica sonoridade do forró alagoano. Recentemente, Xameguinho teve uma participação emocionante no São João Massayó de 2024, onde compartilhou o palco com Chau do Pife e Sandro Becker, levando alegria e nostalgia ao público.

Com canções que celebravam o cotidiano, o amor e as tradições de sua terra natal, Xameguinho conquistou uma posição de destaque na música regional. Sua morte, ocorrida em sua residência no Tabuleiro do Martins devido a um ataque cardíaco, deixa um vazio imenso na cena cultural alagoana.

Myriel Neto, presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), expressou seu pesar, ressaltando que “Xameguinho representava a alma do forró alagoano”. Seu talento e alegria influenciaram inúmeras gerações, ajudando a construir a identidade cultural de Maceió. A Prefeitura de Maceió lamenta profundamente sua partida e se solidariza com familiares, amigos e fãs, que hoje se despedem de um ícone da música regional.

O legado de Xameguinho do Acordeon, com seu amor pela cultura popular, continuará a inspirar e ressoar nos corações de todos que foram tocados por sua arte. Sua falta será sentida, mas suas melodias e contribuições culturais permanecerão eternas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo