Essa aula integra uma série de ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Projeto Mandala ProCultura. Em uma parceria com a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) e outras coordenações pedagógicas, a iniciativa busca enriquecer o ambiente escolar com arte e cultura. Nidiane Oliveira, gerente artística da Diteal, destacou a importância dessa parceria, que, segundo ela, sempre enriquece os programas culturais locais.
O projeto vai além das práticas circenses, buscando também fomentar a inclusão e o respeito entre os alunos. Diversos valores são trabalhados, como a cooperação e a expressão individual, elementos essenciais para a formação de vínculos no ambiente escolar.
O professor Gilvan Ciriaco, um dos responsáveis pela condução do projeto, explica que a ideia é usar o circo como ferramenta para combater a violência e a evasão escolar, além de promover a saúde mental de alunos e professores. Já Verônica Silva, integrante da escola Dom Miguel Fenelon Camara, enfatiza o quão transformador esse tipo de atividade pode ser na vida das crianças, proporcionando-lhes acolhimento e oportunidades de socialização.
A experiência fez brilhar os olhos dos pequenos participantes, revelando novos sonhos e aspirações. De acordo com Tércio Smith, coordenador técnico de arte e cultura da Semed, atividades como essa têm o poder de marcar profundamente a vida dos alunos, criando memórias duradouras e valiosas aprendizagens. O Teatro Deodoro, parceiro da iniciativa, é lembrado por seu papel fundamental nesse processo, oferecendo uma plataforma onde o aprendizado se mistura à arte e à cultura de forma enriquecedora e completa.