Os estudantes estão envolvidos em um Concurso de Vídeos para Redes Sociais, que tem como tema central o combate à disseminação de notícias falsas. Essa iniciativa é promovida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e pelo Núcleo de Enfrentamento à Desinformação do TRE-AL.
O resultado do concurso será divulgado na próxima segunda-feira, dia 3 de junho, durante um evento realizado no auditório da Justiça Federal de Alagoas. Durante o evento, os estudantes poderão participar de diversas atividades, incluindo uma palestra com um desembargador eleitoral, simulação de votos com urnas eletrônicas, contação de histórias e um Quizz sobre a Justiça Eleitoral e as eleições em geral.
Para a secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, essa parceria com o TRE-AL é fundamental para a formação dos jovens eleitores do futuro. Ela ressalta a importância de educar as crianças e adolescentes sobre o tema da desinformação, que tem impacto direto na democracia e no processo eleitoral.
As escolas municipais participantes do programa Eleitor do Futuro são: Antídio Vieira, Maria de Lourdes, Silvestre Péricles, Neide França, Pompeu Sarmento, Denisson Menezes, Jayme de Altavila, Jaime Miranda, Luiz Pedro I, Brandão Lima, João Sampaio, Zumbi dos Palmares, Padre Pinho, Arnon de Melo, Anny Lyra, Hévia Valéria, José Correia, Kátia Pimentel, Pio X e Haroldo da Costa.
Essa iniciativa mostra o compromisso da Semed e do TRE-AL em promover a educação cívica e o engajamento dos jovens nas questões políticas e sociais do país. É através de programas como o Eleitor do Futuro que se forma uma nova geração de eleitores conscientes e participativos.