Durante a capacitação, que teve início na última quarta-feira e encerrou nesta quinta-feira (9), os motoristas tiveram a oportunidade de se atualizarem com as principais mudanças na legislação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A iniciativa busca garantir que os condutores estejam aptos a cumprirem as normas de circulação e conduta, além de preservarem a segurança no trânsito.
A coordenadora técnica de Educação para o Trânsito, Inês Pessoa, ressaltou a relevância do tema abordado durante o minicurso. Além das questões legais, os condutores também receberam aulas sobre comportamento humano, com enfoque em temas como depressão, estresse e ansiedade. “São temas relevantes, que influenciam diretamente no tratamento dos motoristas com o público que eles transportam e podem impactar em atritos de trânsito. Trabalhamos as emoções dos motoristas e como isso impacta no comportamento deles com as pessoas”, pontuou Inês.
Através de dinâmicas e teatro, os participantes puderam compreender como o comportamento humano influencia diretamente nas boas práticas para um trânsito seguro. A assistente social da Semdes, Maricélia Santana, destacou a importância da capacitação para os motoristas que lidam diariamente com os passageiros atendidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social. “Os temas abordados são muito necessários para que esses motoristas possam ter mais atenção e um cuidado especial com os passageiros”, frisou Maricélia.
Durante as aulas, também foi abordada a nova Lei 14.599/23, que representa a 44ª alteração no CTB e modifica mais de 50 artigos da Lei de Trânsito Brasileira. A participação dos motoristas nesse tipo de iniciativa é fundamental para que estejam sempre atualizados e aptos a desempenharem suas funções de forma segura e responsável.
O minicurso, que contou com teatro e dinâmicas, foi uma importante oportunidade para os motoristas se aperfeiçoarem tanto em aspectos legais quanto de comportamento humano no trânsito. A iniciativa contribui para a formação de condutores mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios diários no trânsito da cidade de Maceió.