MACEIÓ – “Epidemiologia do suicídio no Brasil e importância do atendimento multidisciplinar são discutidos em reunião sobre Atenção Psicossocial em Maceió”

Epidemiologia do Suicídio no Brasil é Discutida em Reunião de Profissionais da Saúde Mental em Maceió.

Nesta quinta-feira (28), aconteceu uma relevante reunião entre a Coordenação Técnica da Rede de Atenção Psicossocial do município, o Conselho Regional de Psicologia e psicólogos atuantes nos dispositivos de saúde de Maceió. O encontro, realizado na sede da Secretaria de Saúde de Maceió, no Centro da cidade, teve como principais temas de discussão a epidemiologia do suicídio no Brasil, o papel do psicólogo nesse contexto e o fluxo da Atenção Psicossocial.

Durante a reunião, ficou evidente o aumento constante nos índices de suicídio no país e a importância do trabalho do psicólogo para mudar essa realidade. Berto Gonçalo, psicólogo da Atenção Psicossocial de Maceió, ressaltou a necessidade de se adotar abordagens assertivas e de se enfatizar a importância do trabalho multidisciplinar para melhorar os resultados com os usuários que estão passando por sofrimento mental.

Além disso, a reunião proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecerem os equipamentos disponíveis em Maceió para o atendimento à população no contexto da Atenção Psicossocial. A coordenadora técnica de Atenção Psicossocial de Maceió, Roseane Farias, explicou as diferenças entre cada dispositivo disponível no município, destacando a importância do encaminhamento correto dos casos para garantir a melhor assistência possível.

O encontro contou com a participação de 30 psicólogos da Rede de Atenção Psicossocial do município, que puderam tirar suas dúvidas e discutir sobre os principais desafios enfrentados durante o atendimento nos equipamentos de saúde. Essa reunião faz parte de uma estratégia criada há dois meses pela Coordenação Técnica da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde de Maceió, que reúne mensalmente os psicólogos do município para alinhar as ações e promover atividades de educação continuada.

A próxima reunião está prevista para acontecer no dia 20 de outubro e terá como pauta principal a discussão sobre a Resolução de nº 17, publicada em 2022 pelo Conselho Federal de Psicologia, que estabelece os parâmetros para as práticas psicológicas em contextos de atenção básica, secundária e terciária de saúde.

Essa iniciativa demonstra a preocupação e o empenho dos profissionais de saúde mental de Maceió em buscar soluções para os desafios enfrentados na área e garantir um atendimento de qualidade para a população. O trabalho conjunto e a troca de experiências entre os profissionais são fundamentais para o fortalecimento e aprimoramento dos serviços de Atenção Psicossocial.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo