MACEIÓ – Enfermeiros da Atenção Primária de Maceió participam de curso para redução da mortalidade infantil oferecido pelo Ministério da Saúde.



No último final de semana, trinta profissionais da Secretaria de Saúde (SMS) de Maceió participaram de um curso de extrema importância para aprimorar seus conhecimentos na área da saúde infantil. O curso Atenção Integrada das Doenças Prevalentes na Infância Neonatal (AIDPI) foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS) e teve como objetivo treinar enfermeiros que atuam na Atenção Primária de Maceió.

A iniciativa é de extrema relevância, pois tem como objetivo a redução da mortalidade infantil, um problema que ainda persiste em muitas regiões. O treinamento ocorreu de forma teórica e prática, com o intuito de capacitar os enfermeiros da Atenção Primária de Maceió. A primeira etapa do treinamento foi realizada na maternidade Santo Antônio e os dois dias seguintes aconteceram na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

A Coordenação Técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança da SMS teve papel fundamental na organização da participação dos enfermeiros no curso. A intenção é que a capacitados possam aprimorar os atendimentos nas unidades de saúde, buscando melhorar a rede pública e lutar pela redução da mortalidade infantil.

Segundo Marlene Oliveira, coordenadora técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança da SMS, o evento é disponibilizado para o Estado, que distribui a capacitação para os 102 municípios. Maceió foi a primeira cidade a ser qualificada, por ser a capital referência nos cuidados da primeira infância.

“Sempre nos propomos a nos aprimorar, a fim de prestar um serviço de saúde de qualidade para nossas crianças. Essa iniciativa do Ministério da Saúde possibilita um preparo para auxiliarmos os usuários da Atenção Primária na promoção e prevenção de saúde. Nosso trabalho requer atualização constante nas práticas Neonatal, seja na realização de testes do pezinho, orelhinha, coraçãozinho, olhinho e linguinha ou pré-natal. Além disso, observamos a saúde da criança para acompanhar seu desenvolvimento e evitar adoecimentos”, destacou Oliveira.

O curso, que contou com a participação de trinta profissionais da SMS, teve o objetivo de capacitar os enfermeiros, a fim de reduzir a mortalidade infantil. A iniciativa é uma importante etapa na busca por melhorias nos cuidados com a saúde das crianças na cidade de Maceió. O evento foi uma oportunidade de aprimoramento das práticas na Atenção Primária, visando sempre oferecer o melhor atendimento e cuidado para as crianças da região.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo