A iniciativa é de extrema relevância, pois tem como objetivo a redução da mortalidade infantil, um problema que ainda persiste em muitas regiões. O treinamento ocorreu de forma teórica e prática, com o intuito de capacitar os enfermeiros da Atenção Primária de Maceió. A primeira etapa do treinamento foi realizada na maternidade Santo Antônio e os dois dias seguintes aconteceram na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
A Coordenação Técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança da SMS teve papel fundamental na organização da participação dos enfermeiros no curso. A intenção é que a capacitados possam aprimorar os atendimentos nas unidades de saúde, buscando melhorar a rede pública e lutar pela redução da mortalidade infantil.
Segundo Marlene Oliveira, coordenadora técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança da SMS, o evento é disponibilizado para o Estado, que distribui a capacitação para os 102 municípios. Maceió foi a primeira cidade a ser qualificada, por ser a capital referência nos cuidados da primeira infância.
“Sempre nos propomos a nos aprimorar, a fim de prestar um serviço de saúde de qualidade para nossas crianças. Essa iniciativa do Ministério da Saúde possibilita um preparo para auxiliarmos os usuários da Atenção Primária na promoção e prevenção de saúde. Nosso trabalho requer atualização constante nas práticas Neonatal, seja na realização de testes do pezinho, orelhinha, coraçãozinho, olhinho e linguinha ou pré-natal. Além disso, observamos a saúde da criança para acompanhar seu desenvolvimento e evitar adoecimentos”, destacou Oliveira.
O curso, que contou com a participação de trinta profissionais da SMS, teve o objetivo de capacitar os enfermeiros, a fim de reduzir a mortalidade infantil. A iniciativa é uma importante etapa na busca por melhorias nos cuidados com a saúde das crianças na cidade de Maceió. O evento foi uma oportunidade de aprimoramento das práticas na Atenção Primária, visando sempre oferecer o melhor atendimento e cuidado para as crianças da região.