Como parte do planejamento anual de ações educativas, o DMTT intensificou suas atividades ao longo do mês de maio, com a realização de palestras, Pits Stops, cursos, encontros e outras ações voltadas para a conscientização dos moradores de Maceió. A programação inclui visitas a instituições comerciais e de ensino, buscando orientar os indivíduos sobre a conduta adequada no trânsito.
A equipe de educação do DMTT já atendeu cerca de 700 colaboradores entre os dias 13 e 17 de maio e pretende alcançar um número ainda maior de condutores até o final do mês. A coordenadora técnica de educação para o trânsito, Inês Pessoa, ressalta a importância de abordar não apenas a legislação, mas também aspectos comportamentais que contribuam para um trânsito mais pacífico.
A campanha Maio Amarelo foi criada em 2011 pela ONU, que estabeleceu uma década de ação para a Segurança no Trânsito. Os países signatários se comprometeram a reduzir em 50% a violência no trânsito. O Brasil, assim como outros países, renovou o compromisso e estabeleceu a meta de reduzir pela metade o número de mortes por acidentes até 2030.
A programação do Maio Amarelo em Maceió inclui diversos eventos ao longo do mês, como palestras, cursos e encontros, visando promover o debate sobre a segurança no trânsito. Diversos locais da cidade receberão atividades relacionadas à prevenção de acidentes e à conscientização dos motoristas, com destaque para o curso voltado para taxistas e o encontro das equipes de Educação de Trânsito de Alagoas.