Dentre as diversas iniciativas promovidas pela pasta, com foco na prevenção e promoção da saúde, estão os Grupos de Práticas Corporais da equipe multiprofissional da Atenção Primária da Saúde de Maceió (e-Multi). Esses grupos estão vinculados às unidades de saúde que fazem parte da Estratégia de Saúde da Família (ESF) na capital. Atualmente, a e-Multi conta com 15 grupos, nos quais participam de 3 a 20 integrantes.
O objetivo dos grupos de práticas corporais é estimular a prática de exercícios físicos, desenvolvendo força, resistência muscular, aptidão cardiorrespiratória, composição corporal e equilíbrio. Além disso, proporcionam um ambiente de socialização entre os participantes, sendo um espaço de descontração, revitalização mental e disseminação de conhecimentos gerais de saúde.
O profissional de Educação Física do e-Multi, Raphael Gomes, atua nos grupos das Unidades de Saúde da Família (USFs) Saúde Durval Cortez, Hélvio Auto, CAIC Virgem de Pobres, Tarcísio Palmeira e Jardim São Francisco. Segundo ele, a criação desses grupos foi motivada pela importância do exercício físico na prevenção de doenças e promoção da saúde, principalmente para um público mais vulnerável.
Os participantes dos grupos têm acesso a diversas formas de atividades físicas para combater o sedentarismo, promovendo uma melhor qualidade de vida e prevenindo e controlando várias doenças. As atividades variam desde treino funcional, ginástica de luta, ginástica localizada, caminhada, alongamento, meditação e educação em saúde. Participar desses grupos é fundamental para melhorar a qualidade de vida, contribuindo para o controle de diversos aspectos da saúde física, mental e social.