MACEIÓ – Dia da Biblioteca: Bibliotecas nas escolas municipais de Maceió são pilares fundamentais na formação dos alunos, incentivando o hábito da leitura.

No dia 9 de abril, comemoramos o Dia da Biblioteca, uma data que ressalta a importância desses espaços para o acesso e a difusão de obras literárias e culturais. Nas escolas da rede pública municipal de ensino de Maceió, o incentivo à leitura vai muito além de uma celebração pontual, sendo parte intrínseca da formação dos alunos.

A Biblioteca Carlos Moliterno, localizada na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Cambona, é um exemplo desse comprometimento com a leitura. Neste espaço, os servidores podem alugar livros e utilizar o ambiente para estudos e leituras. Com um acervo de mais de 9 mil livros, a biblioteca central e as outras 26 bibliotecas e 34 salas de leitura das escolas municipais oferecem um espaço propício para o desenvolvimento do hábito de ler.

Além disso, a Semed promove a Biblioteca Móvel, uma iniciativa itinerante que leva literatura e contação de histórias para as escolas, incentivando as crianças a mergulharem no mundo dos livros. Com mais de 700 obras disponíveis, essa iniciativa busca despertar o interesse dos alunos pela leitura e pela formação humana.

A legislação federal também é aliada nesse processo, com a criação do Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE), que estabelece diretrizes e funções básicas para as unidades. O cumprimento da universalização das bibliotecas escolares é garantido por essa lei, que prevê assistência técnica e financeira para as escolas.

A renovação e atualização do catálogo das bibliotecas escolares também são prioridades da Secretaria Municipal de Educação, que busca sempre trazer novos títulos e aceita doações para enriquecer os acervos. Por meio de parcerias e doações, as bibliotecas escolares se mantêm atualizadas e acessíveis a todos os estudantes.

Dessa forma, a leitura se torna não apenas uma atividade pontual, mas sim um pilar fundamental da formação dos alunos da rede pública municipal de Maceió, garantindo o acesso ao conhecimento e à cultura através dos livros.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo