O subsecretário da Receita Municipal de Maceió, Alexandre Lopes, destacou a importância de oferecer descontos vantajosos como forma de estimular a adimplência e evitar problemas futuros para os contribuintes. Ele ressaltou que, além do desconto de 15% encerrado em janeiro, foram oferecidas outras oportunidades para quitar o IPTU à vista, com 10% de desconto até 29 de fevereiro e 5% até 28 de março. Lopes enfatizou que esses descontos beneficiam os contribuintes, permitindo que eles se mantenham em dia sem pesar muito no bolso.
Para facilitar o pagamento do IPTU, a Prefeitura disponibilizou a emissão das guias pela internet, no site online.maceio.al.gov.br/n/iptu2024, utilizando o número de inscrição imobiliária. Além disso, a Prefeitura informou que, diferente de anos anteriores, não enviará carnês físicos, apenas boletos mais compactos, a partir de março.
A inadimplência do IPTU pode acarretar problemas futuros, com cobrança de juros e multas pelo atraso no pagamento e até mesmo a inscrição do imóvel em dívida ativa, podendo levar a cobranças judiciais e até mesmo penhora de valores em conta corrente ou leilão do imóvel.
Os recursos arrecadados pelo IPTU são destinados a políticas públicas, como obras, reformas, compra de equipamentos e outras ações que impactam diretamente no bem-estar da população. A campanha de desconto no IPTU de 2024 em Maceió foi bem-sucedida e proporcionou benefícios significativos para milhares de contribuintes, incentivando a regularização e o pagamento em dia do imposto.







