Nos primeiros quatro meses deste ano, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) registrou a coleta de mais de 80 mil toneladas de lixo em áreas conhecidas por esse tipo de descarte. Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, destacou que o descarte irregular pode prejudicar principalmente aqueles que o praticam. “Resíduos são arrastados para bueiros e galerias, provocando entupimentos e, consequentemente, problemas para a população local. A conscientização sobre o descarte correto é imprescindível”, comentou.
Para combater essa prática, a Alurb disponibiliza canais de denúncia, como o WhatsApp e o Aplicativo Limpeza é Massa, incentivando a população a enviar evidências como fotos e vídeos. Identificados os infratores, multas podem ser aplicadas, alcançando valores de até R$ 12 mil, conforme o Código Municipal de Limpeza Urbana.
Teófilo ressalta a importância da parceria com os cidadãos para manter a cidade limpa e segura: “Oferecemos diversos serviços para que todos colaborem na manutenção da cidade. Aqueles que insistirem no descarte inadequado serão penalizados pela falta de consciência”. As medidas têm como objetivo não apenas a correção imediata desses problemas, mas também a construção de uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade urbana.