MACEIÓ – Defesa Civil de Maceió Lança Alerta Emergencial Automático Com Sinal Sonoro para Situações de Alto Risco



A Defesa Civil de Maceió ativou, nesta quarta-feira (18), um novo sistema de alerta que promete aumentar a segurança da população frente a situações de risco. Denominado “Defesa Civil Alerta”, o sistema dispensa a necessidade de cadastro prévio e está disponível para todos os smartphones com sistemas iOS ou Android, que estejam conectados às redes 4G ou 5G na capital e nas regiões metropolitanas.

Ao ser emitido, o alerta sobrepõe o conteúdo em uso no celular, acompanhado por um som de aviso que se ativa mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso. Segundo Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, o recente teste do sistema foi bem-sucedido. “Esta tecnologia agora está pronta para alertar em situações de emergência máxima”, afirmou.

Os cidadãos serão notificados em casos de eventos climáticos severos, como chuvas intensas que possam causar deslizamentos de terra ou inundações devido ao transbordamento de rios. Em riscos menores, no entanto, o sistema não será acionado com sinal sonoro.

Os alertas podem ser geograficamente específicos, atingindo tanto áreas definidas quanto a cidade inteira, dependendo da necessidade. Todo o monitoramento é coordenado pelo Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC).

Apesar do avanço, o sistema de SMS permanece ativo para riscos de menor potencial. Mensagens de texto continuam sendo enviadas, além dos já conhecidos canais como WhatsApp e Telegram, que requerem cadastro. Para quem deseja receber alertas via WhatsApp, basta enviar uma mensagem para o número (61) 2034-4611. No Telegram, o procedimento é similar, apenas buscando pela “Defesa Civil Nacional”.

A iniciativa da Defesa Civil de Maceió representa um aprimoramento significativo nos mecanismos de prevenção e segurança da cidade, otimizando a resposta a desastres naturais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo