MACEIÓ – Dedicação e amor pela nutrição escolar levam Mayara Pereira a transformar refeições em experiências educativas e de crescimento para crianças de Maceió.



Na agitada rotina de uma merendeira, a cozinha de uma escola não se resume a meramente preparar refeições: é um cenário de aprendizagem e transformação. Para Mayara Pereira, de 30 anos, essa experiência é marcada pela paixão e dedicação no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria José de Oliveira. O caminho de Mayara começou logo após o ensino médio, quando ela mergulhou na nutrição através de um curso técnico, consolidando sua experiência em alimentação escolar ao atuar como merendeira para alunos do ensino médio integral. A vontade de aprender mais sobre a produção de alimentos a levou a ingressar em uma graduação em nutrição.

Em 2023, uma nova oportunidade surgiu quando a Prefeitura de Maceió abriu o Processo Seletivo Simplificado (PSS) e, um ano depois, Mayara foi contratada pela Secretaria Municipal de Educação. Hoje, ela equilibra seu trabalho com seus estudos e um empreendimento próprio, que administra à noite. Em seu depoimento, Mayara destaca o envolvimento emocional com o preparo das refeições: “Ver a alegria das crianças ao provar uma comida nova e gostar nos motiva a seguir em frente”.

A participação no PSS não só permitiu que Mayara enriquecesse seu aprendizado, como também ela contribuiu, por meio de um estágio curricular na Semed, no aprimoramento de sua prática profissional. “Durante o estágio, pude acompanhar de perto a gestão da alimentação escolar e aplicar meus conhecimentos”, reflete. Este contato direto com os alunos e a gestão escolar representa, para Mayara, uma oportunidade de fazer a diferença na educação nutricional. Um episódio marcante para ela incluiu incentivar um aluno a experimentar uma crepioca, que o mesmo inicialmente recusava. Este tipo de interação, afirma Mayara, enriquece tanto seu dia a dia quanto o desenvolvimento das crianças.

Com a formatura em nutrição no horizonte de 2025, Mayara prepara-se para integrar a Unidade de Alimentação e Nutrição da Semed numa próxima etapa de aprendizado. Ela deseja compartilhar sua experiência e aprender com outras merendeiras, uma troca que ela acredita ser essencial. Seu objetivo maior é permanecer na área de alimentação escolar, garantindo refeições saudáveis e de qualidade para os estudantes, com um profundo orgulho de impactar positivamente suas vidas. A determinação de Mayara em expandir suas competências e contribuir para a nutrição infantil destaca a importância do papel das merendeiras no ambiente educacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo