MACEIÓ – Cultura Nordestina e Aprendizado se Encontram no Arraiá do CMEI Dulcinete Barros Alves em Maceió

No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dulcinete Barros Alves, localizado na vibrante região da Serraria, a atmosfera junina transformou o espaço em um verdadeiro arraial de aprendizado e alegria. Com predominância das cores das bandeirolas e o som envolvente do forró, as atividades do tradicional São João conquistaram os pequenos. O delicioso cheiro de milho assado misturava-se ao entusiasmo de 154 crianças que, com sorrisos largos, participaram de danças e brincadeiras dirigidas por educadores dedicados a entrelaçar tradição e educação.

Realizado na quarta-feira, 18, o encerramento das atividades juninas do CMEI foi uma verdadeira festa de integração cultural e pedagógica, precedendo o recesso escolar. Durante o projeto “Ateliê dos Sabores”, os pequenos tiveram a oportunidade de explorar o elemento do fogo e o sabor do milho assado. As crianças, em torno da fogueira, reagiram com alegria e curiosidade ao descobrirem a dinâmica do fogo e suas transformações. Maria Luiza e Asafe, por exemplo, expressaram suas percepções de maneira encantadora e descontraída.

Conforme explica a coordenadora pedagógica Luciana Araújo, o objetivo do “Ateliê dos Sabores” é promover uma aprendizagem que valorize a cultura e a alimentação saudável. A iniciativa permite que as crianças experimentem diferentes sabores e desenvolvam suas habilidades sensoriais, além de incentivar a socialização e a curiosidade.

Outro destaque das atividades foi o projeto “Oxente, Meu Nordeste! Luiz Gonzaga EnCantos e Versos”, que introduziu os pequenos ao rico universo da cultura nordestina. Através de músicas e tradições ligadas ao legado de Luiz Gonzaga, os alunos se envolveram em experiências culturais enriquecedoras, fortalecendo seu vínculo com as raízes regionais.

O “Charraiá” promovido pelo CMEI não se restringiu às crianças, mas também envolveu as famílias em um evento interativo. Durante o “Chá Literário”, houve momentos significativos de troca entre educadores e familiares, promovendo diálogos sobre a cultura regional em um ambiente acolhedor.

A culminância das atividades foi marcada por um sentimento de pertencimento e valorização da herança cultural, essencial para fortalecer a identidade das crianças. As palavras da coordenadora Luciana Araújo sublinham que a exploração cultural oferece um importante entendimento das origens e tradições, estimulando valores de solidariedade e respeito.

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