MACEIÓ – Crianças de Creche em Maceió Produzem Livro Ilustrado e Celebram Cultura Local com Bumba Meu Boi



Na última sexta-feira, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Rosane Collor, situado no bairro Jacintinho, tornou-se o cenário vibrante da sexta Mostra Cultural intitulada “Fazedeiras da cidade”. Este evento representou o desfecho do projeto “Olhar e Viver Maceió”, protagonizado pelas crianças da creche. A iniciativa foi cuidadosamente organizada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), através da Coordenação Técnica de Educação Infantil.

Durante a mostra, as crianças apresentaram um livro ilustrado intitulado “E Se Eu Fosse Prefeito?”, no qual expressaram suas visões e sonhos para a cidade de Maceió. Este exercício estimulou a imaginação e o senso crítico dos pequenos ao instigá-los a refletir sobre o papel do gestor municipal. Além disso, elas prestaram homenagem à rica cultura popular da região com uma animada apresentação do tradicional Bumba Meu Boi.

A diretora da CMEI, Paula Feitosa, demonstrou satisfação ao observar o impacto significativo do projeto na maneira como as crianças passaram a perceber a cidade. As visitas e expedições urbanas revelaram-se essenciais para a formação de um sentimento de pertencimento e identidade entre os pequenos cidadãos, conforme salientado pela coordenadora pedagógica, Nara Casado.

Regina Neves, professora da instituição, destacou a importância de preparar as crianças para cada visita, despertando sua curiosidade e promovendo a observação crítica dos locais visitados. Segundo a mãe Larissa Costa, o projeto foi um pilar fundamental no desenvolvimento educativo dos seus filhos, evidenciado pelo entusiasmo e pelas narrativas detalhadas que eles compartilham ao retornar das atividades externas.

O projeto “Olhar e Viver Maceió” não se limitou apenas a ampliar o horizonte das crianças, mas também promoveu a cooperação entre diferentes coordenações da Semed e outras secretarias municipais. Thainy Lira, coordenadora técnica de Educação Infantil, sublinhou a importância de integrar os elementos do território e dos arredores urbanos na construção da identidade das crianças.

A superintendente de Governança da Semed, Marcelle Telles, celebrou os frutos do trabalho em equipe, reconhecendo o comprometimento dos professores e servidores na realização de um projeto educacional relevante e transformador. Para Telles, o sucesso da iniciativa reflete um ano de dedicação e é motivo de gratidão e orgulho para toda a comunidade escolar.

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